Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carolina Maria de Jesus por Lorena Lacerda - Rádio BSD


No comando: Studio 54

Das 19:00 às 19:59

No comando: Madrugada BSD

Das 00:00 às 05:59

No comando: Programação Normal

Das 00:00 às 24:00

No comando: Guetto in House – Reprise da Madrugada

Das 02:00 às 03:59

No comando: Programação da Manhã

Das 06:00 às 12:59

No comando: HITS 80 by BSD

Das 08:00 às 08:59

No comando: Soul, Você & Eu – Reprise

Das 10:00 às 10:59

No comando: BSD Convida – Projetos Mensais

Das 12:00 às 12:59

No comando: Programação da Tarde – Domingo I

Das 13:00 às 13:59

No comando: Hits 90’s BSD

Das 13:00 às 13:59

No comando: BSD Convida – Projetos Mensais – Reprise

Das 14:00 às 14:59

No comando: My Inspiration – Reprise

Das 14:00 às 14:59

No comando: Programação da Tarde – Quinta

Das 14:00 às 16:59

No comando: Programação da Tarde – Segunda

Das 14:00 às 18:59

No comando: Programação da Tarde

Das 14:00 às 19:59

No comando: Programação da Tarde – Domingo II

Das 15:00 às 15:59

No comando: Essential Mix – Reprise

Das 16:00 às 16:59

No comando: Soul, Você & Eu – Reprise

Das 17:00 às 17:59

No comando: Essential Mix – Reprise

Das 17:00 às 17:59

No comando: House Machine

Das 17:00 às 17:59

No comando: Guetto In House – Reprise

Das 17:00 às 18:59

No comando: Groove, Beats e Afins – Reprise

Das 18:00 às 19:59

No comando: House Machine – Reprise

Das 19:00 às 19:59

No comando: Ches Music House Party – Reprise

Das 19:00 às 19:59

No comando: Essential Mix

Das 20:00 às 20:59

No comando: House Machine – Reprise

Das 20:00 às 20:59

No comando: Soul, Você & Eu

Das 20:00 às 20:59

No comando: My Inspiration

Das 20:00 às 20:59

No comando: Dance Bem Classics – Reprise

Das 20:00 às 21:59

No comando: Groove, Beats e Afins

Das 20:00 às 21:59

No comando: BSD Convida : Projetos Mensais – Reprise

Das 21:00 às 21:59

No comando: Guetto In House

Das 21:00 às 22:59

No comando: Dance Bem Classics

Das 21:00 às 23:58

No comando: Ches Music House Party

Das 22:00 às 22:59

No comando: Programação da Noite – Domingo III

Das 23:00 às 23:59

No comando: My Inspiration – Reprise da Madrugada

Das 23:59 às 00:59

Carolina Maria de Jesus por Lorena Lacerda

A escritora Carolina Maria de Jesus também foi uma compositora, cantora e gravou um disco na “RCA Victor”, uma das maiores gravadoras da época, em 1961. O disco é raríssimo e com apenas um exemplar à venda na discogs por R$1.066 reais.

Todas as composições foram de autoria da artista, entre sambas e marchinhas. As letras expressam a sua realidade pobre, na favela, onde aborda questões sócio-raciais, violência de gênero, fome, alcoolismo, desigualdades, enfim, os fardos de ser mulher negra na sociedade.
Na música “Rá, Ré, Ri, Ró, Rua”, faixa 1 (lado A), a composição relata um marido boêmio, que chega de madrugada, e quebra seus pertences, a maltratando.

E ela, no auge da sua decisão de romper com ciclos de violências, diz: “Re, Re´, Ri, Ró, Rua, você vai embora que esta casa não é sua”.Na letra de “Vedete da favela”, faixa 2 (lado A), a compositora relata uma mulher favelada que de forma repentina adquiriu fama e prestígio com aparição no jornal, viajou para os Estados Unidos e comprou muitos vestidos: “Salve ela, oi, salve ela, oi, salve ela a vedete da favela”. Na música, onde “vedete da favela” se chama Maria, podemos observar uma alusão do que poderia ter sido com a sua vida, se o racismo tivesse reconhecido em vida uma das maiores escritoras do Brasil e do mundo cuja a sua principal obra é “O Quarto de despejo”.
Na letra de “pinguço”, faixa 3 (lado A), ela relata um companheiro que sofre de alcoolismo, agride sua companheira e seus filhos: “O pinguço chega em casa, não compra nada e quer comer, bate na mulher e bota os filhos pra correr, quem casa com pinguço vai sofrer… eu é que não sirvo para ser mulher de pinguço.”
Na música “O pobre e o rico”, faixa 5 (lado A), ela aborda as diferenças sociais, negação de direitos e desordem social ocasionadas pelas elites políticas: “Pobre só pensa no arroz e no feijão, pobre não envolve nos “negócio” da nação, pobre não tem nada com a desorganização”.

 

 

 

Por fim, eu considero o disco uma experiência sonora do livro “O quarto de despejo”, publicado em 1960, obra prima e de reconhecimento internacional da artista

 

Deixe seu comentário: